Ciclo Passeio


guarara.jpg

A Estação de Luis Carlos foi aberta em 1914. Seu nome deriva do Dr. Luiz Carlos da Fonseca, chefe do 2º distrito da Central, além de escritor e poeta. Vários filmes do cineasta e ator Mazzaropi foram filmados na vila. O trecho de linha em que ela está, entre Mogi das Cruzes e São José dos Campos, foi desativado há anos, e ficou abandonado até 2003, quando foi recuperado para a travessia do trem de celulose da Votorantim, que vem de São Silvestre para Mogi e daí para Santos. Em 2003 a estação estava abandonada e desfigurada, tendo servido de moradia até pouco tempo atrás. Em julho de 2010 estava ainda abandonada e depredada, com promessas da Prefeitura de Guararema de ser restaurada até o final do ano – a Prefeitura teria adquirido o direito de uso da União. Em junho de 2012, estava finalmente restaurada.

O distrito de Luis Carlos passou por um processo de revitalização que durou um ano e nove meses. A vila ,que abriga a estação ferroviária de mesmo nome, estava abandonada e com as construções histórias depredadas.

Segundo a Prefeitura, 22 construções tiveram sua fachada e o interior recuperado. As construções restauradas abrigam hoje empreendimentos comerciais tudo direcionado ao turismo!

Segundo dados da Prefeitura, a Igreja de São Lourenço faz parte da história do povoado. Seu telhado foi restaurado e, as paredes externas foram pintadas nas cores do padrão azul antigo. Construída no ano de 1906, famílias tradicionais de Mogi das Cruzes fizeram doações financeiras para a capela.

Maria Fumaça
Segundo informações obtidas no site da Prefeitura, a Estação Ferroviária de Luis Carlos foi fundada em novembro de 1914. Prestes a completar 100 anos, a Maria Fumaça voltará a soar o apito avisando a partida da locomotiva para o passeio de sete quilômetros entre a Estação Central, em Guararema, e a Estação de Luis Carlos.

Luis Carlos da Fonseca Monteiro de Barros era o engenheiro civil e poeta que batizou a estação, de acordo com a prefeitura da cidade. Carioca, exerceu a função de chefe da Estrada de Ferro do Central do Brasil. Em paralelo à esta função, publicou quatro livros e chegou a ocupar a cadeira 18 da Academia Brasileira de Letras.

Texto Blog Decarona 4x4


Cicloaventura de 32 km - 450 mts altimetria - Nível 2.5

 - transporte Van Luxo (saindo Moema)

 - apoio mecânico

 - carro apoio

 - bebidas e comidinhas

 

Valor por pessoa R$ 185,00

infos onebikehub@gmail.com

11 970741452


Apoio Trust Bikes / Avanti Bikes / Body Expression